terça-feira, 10 de julho de 2012

Questão de opinião:

Desabafo de uma cidadã tricordiana!
Talvez a sensação do último final de semana ter sido o mais frígido da estação, fosse causada pela ausência de calor em muitos corações que perambulavam pela cidade, condoídos na desilusão, ainda inacreditável, por não poderem eleger como prefeito o “Gordo Dentista”, ansiosamente aguardado... Demasiadamente até (já que o tempo demora a passar quando a gente sofre)! Foi como se caíssem num vazio tão grande....
Rememorei cada passo do “Gordo” quando prefeito...
Como num dia em que, dirigindo-se ao seu gabinete deparou no hall da Prefeitura, com uma senhora que levava uma criança no colo. Informada de que não havia ambulância disponível, tanto no hospital quanto no atendimento social da Prefeitura, a mulher, desesperada, pedia ajuda para a filhinha doente que fora encaminhada do H.S. Sebastião para uma unidade de socorro em Belo Horizonte.
Deparando com aquela cena, o prefeito “Gordo Dentista”, que acabara de chegar para mais um dia de trabalho, não hesitou: deixou seus pertences nas mãos da secretária pedindo-lhe para avisar em casa que se atrasaria para o almoço e providenciou condução para mãe e filha em seu carro particular, dirigindo ele mesmo até o hospital de Belo Horizonte!
Como esta, outras atitudes do prefeito “Gordo Dentista”, que sempre se preocupou com a população mais humilde, fizeram-no importante demais para nosso Município e amado por funcionários que, reconhecidamente, valorizam-lhe os menores gestos, pouco se importando que o “Gordo” exploda ou não quando o tiram do sério!
O mais importante é que ele, quando prefeito “Gordo Dentista”, preocupava-se em minorizar sofrimentos da população a começar pelos seus servidores, como quando lhes construiu um refeitório para que (principalmente os mais humildes) não almoçassem suas marmitas frias nos cantos das calçadas.
Infelizmente, tão logo o prefeito “Gordo Dentista” deixou a Prefeitura, também o refeitório foi “lacrado” e desativado por muito tempo. Reaberto somente às vésperas deste ano eleitoral!
Acho que uma boa leva de corações tricordianos tem alguma gratidão especial ao prefeito “Gordo Dentista”!
Seu jeito peculiar de “não levar desaforo pra casa” costumava lembrar o saudoso prefeito Odilon Rezende, que na época dos “coronéis” guardava carinhosamente sua preciosa garrucha dentro da gaveta, pra afastar os atrevidos que vinham azucriná-lo na Prefeitura!
Garanto que doeu demais no coração de grande parte de nossa população a decisão do “Gordo Dentista” em “ficar fora das eleições”!
O meu lado Cidadã pediu muito para que ele fosse forte, engolisse sapos, cobras e lagartos, de qualquer jeito e saísse candidato!
Já a minha porção Humana (e Guerreira) reconhece sua atitude como a de um Herói que, sem ambição ou vaidade, renuncia à chance de ter o “poder nas mãos” para que Três Corações não seja invadida por interesseiros ambiciosos prontos para sugar até a última gota do sangue tricordiano!
Filho do “Seu” Zequinha, amigo do meu pai (Dunga) o “Gordo Dentista” é um irmão muito querido a quem desejo toda a felicidade do mundo! Sua ausência na Prefeitura só deixa nossa Três Corações mais órfã e, cada vez, mais acéfala!
Ilze Garcia Ribeiro – escritora, jornalista, historiadora e poeta
09 de julho de 2012 d.C.

Um comentário:

  1. QUESTÃO DE OPINIÃO:
    Um blog tem que ser mais que um local para postagem de textos 'lights' e que agradem a um lado. Como não acredito em democracia sem opiniões diferentes, que levem a um consenso, estou publicando hoje um texto da Ilze Garcia Ribeiro que, por sinal, trabalho em outro jornal. Leiam e opiniem...

    ResponderExcluir